Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Como o Google Image Labeler pode ajudar a divulgar o seu blog

Através do Google Webmaster Tools tomámos conhecimento do Google Image Labeler, mais uma aplicação do universo Google que não pára de se expandir.

Com o Image Labeler a Google pretende 'afinar' o seu mecanismo de busca de imagens com a ajuda dos utilizadores. Através de uma espécie de jogo, os participantes atribuem labels (ou palavras chave) a cada imagem que surge no ecran. Durante dois minutos podem jogar o jogo com outro participante, não existindo no entanto qualquer competição, apenas colaboração porque a cada imagem que surge, os jogadores escrevem labels quejulgam associadas e se existir coincidência em pelo menos uma das palavras escritas por ambos, ganham cada um o mesmo número de pontos e passam à imagem seguinte.

O Google ganhará igualmente pois como as imagens não falam e torna-se necessário catalogá-las para efeitos de busca, existindo uma coincidência na atribuição da label por parte dos utilizadores, será um dado importante para associar aquela imagem com aquela palavra escolhida por ambos.

O Google atribui pontos pela participação mas tal é meramente indicativo pois (por enquanto) não se traduz em qualquer benefício ou retribuição monetária para os participantes. No entanto o registo da pontuação fica associado à conta do utiliador. A qualquer momento pode voltar a jogar e aumentar a pontação acumulada. Quem sabe se futuramente a Google não irá recompensar a colaboração dos voluntários...

Como é que este jogo pode então atrair visitantes para o seu blog ?
Ao registar o seu blog ou site no Google Webmaster Tools, coisa que recomendamos, no menu "Definições" existe a opção "Incluir o meu site no Google Image Labeler". Se esta opção não estiver assinalada, assinale-a. Significará que as imagens do seu site, e que eventualmente não contenham o identificador ALT onde se coloca um texto descritivo da imagem, essas imagens sem portanto identificação de texto, irão também elas entrar no 'jogo' do Image Labeler na expectativa de serem classificadas pelos participantes do jogo. O que acontece é que, e é aqui que entra a parte que pode promover o seu blog, terminados os dois minutos de jogo todas as imagens classificadas pelos jogadores aparecem no ecrán com a pontuação atingida. Além das imagens a URL do site onde estão publicadas. Clicando nas imagens, os jogadores são transportados para os respectivos sites.

Já jogámos o jogo e sempre que surgim imagens mais curiosas surgia em nós igualmente a curiosidade em saber em que site estavam publicadas. Acabámos por visitá-los e até ficámos leitores de um. Se aconteceu com este site que descobrimos no Image Labeler, pode também acontecer com o seu.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com