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sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cliente mistério da McDonald's


Os chamados "clientes mistério" são utilizados cada vez mais para aferir a qualidade e eficácia dos serviços prestados pelas empresas. Em Portugal os sectores da banca e seguros são dos que mais utilizam este recurso. Os "clientes mistério" agem como clientes normais fazendo perguntas, adquirindo produtos ou provocando determinadas situações apenas para avaliar o desempenho dos serviços. Depois elaboram relatórios detalhados sobre o que se passou, recebendo em troca uma compensação em dinheiro.
A McDonald's é uma das empresas que também recorre a este tipo de serviço. Se tem mais de 18 anos e gosta de fast-food, poderá ser um cliente mistério da McDonald's.

As tarefas tipicas do cliente mistério da McDonald's consistem em deslocar-se a um restaurante em determinado dia e hora pré-definida e comportar-se como um cliente normal, efectuando o pedido de um menu. Para os empregados que o atenderem tratar-se-à apenas de mais um cliente mas no entanto o cliente mistério estará a medir os tempos de atendimento, a recolher nomes, a verificar quantas pessoas se encontravam na fila, quantas caixas estavam abertas, a simpatia do atendimento, a limpeza das instalações, o aspecto e sabor do hamburger, entre outros detalhes que depois serão reportados online numa página própria e apenas acessível através de password.

Além de ter direito ao valor do menu, a remuneração adicional por tarefa pode variar entre os 4 e os 25 euros. Os pagamentos são efectuados mensalmente através de transferência bancária não sendo necessário passar qualquer recibo. Cada cliente mistério poderá visitar até 6 restaurantes mensalmente e nunca poderá visitar o mesmo restaurante duas vezes seguidas.
Não tem de ter as características de um agente secreto mas ainda assim a discrição, ser responsável, ter uma boa capacidade de observação e memória são características fundamentais para quem quer ser cliente mistério. Terá ainda de fazer uma breve mas exigente formação online e depois responder acertadamente a uma série de 30 perguntas sobre como desempenhar as suas funções. Se acertar em todas, parabéns, será um cliente mistério.
Os primeiros clientes mistério surgiram nos Estados Unidos em 1940, país onde são um recurso muito utilizado pelas empresas e inclusive serviços públicos como hospitais, onde o atendimento e a qualidade do serviço prestado são essenciais e constantemente postos à prova.
> Aceder à pagina da Gapbuster, empresa que aceita clientes mistério.


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