Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

domingo, 15 de abril de 2012

Tarefas para a inteligência humana

, , ,


Foi em 2005 que a Amazon criou paralelamente ao seu site principal uma página onde listava uma série de tarefas de manutenção do Amazon.com, que podiam ser desempenhadas pelos utilizadores a partir de suas casas, recebendo estes em troca dinheiro pela colaboração. Este projecto ganhou asas e agora o Amazon Mechanical Turk está disponível para qualquer outro site que queira submeter pedidos de colaboração para resolução de tarefas que têm de ser praticadas necessariamente por um ser humano.

Continuam a existir muitas tarefas onde o computador e a inteligência artificial não conseguem substituir o Homem. O Amazon Mechanical Turk (AMT) chama-lhes HITS (Human Intelligence Task) e podem consistir em coisas tão simples como clicar num simples link (geralmente ganha-se apenas 1 cêntimo de dólar) até escrever reviews ou posts pagos (remuneração ronda os 7 dólares).
À data em que escrevemos este post existem mais de 80 mil HITS disponíveis. Neste blog podemos ler o diário de um utilizador (worker) que escreve sobre as tarefas que desempenha diariamente no AMT. Ele trabalha a full time neste site.
Sobre o nome do site, Mechanical Turk, ele foi inspirado num dos primeiros casos de suposta "inteligência artificial" da história, ocorrido no século XVIII. O barão e inventor húngaro Wolfgang von Kempelen criou um automato que aparentemente jogava xadrez de forma eximia contra um ser humano. O invento foi exibido durante anos e assombrou muita gente mas na realidade mais tarde veio-se a descobrir que se tratava de um embuste. Por debaixo do tabuleiro escondia-se um jogador de xadrez anão que controlava o autómato. (+ info)

visitar o Mechanical Turk

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com