Torne-se insubstituível no seu trabalho
São cinco comportamentos que, aparentemente, podem parecer lugares comuns mas, na verdade, nos dias que correm parece haver uma tendência para nos esquecermos do essencial. Os lugares comuns não são actualmente tão comuns assim.
1. Resultados
O simples facto de ser um funcionário assíduo e pontual não faz de sim um bom funcionário. Um estudo levado a cargo pelo site Salary.com concluiu que funcionários zelosos durante o horário dos 5 dias da semana, só produzem efectivamente 3 dias. Se pretende destacar-se, oriente o seu trabalho para os resultados, não incidindo a sua preocupação sobre a quantidade de tempo que está no trabalho e antes sobre o que realmente está a produzir. Execute todas as tarefas que lhe estão atribuídas e encarregue-se de outras para as quais se sinta motivado ou sinta ser capaz de cumprir.
Seja transparente ao comunicar com o seu superior relativamente aos progressos e às metas que pretende alcançar. Ao atingir as suas metas, estará a fazer a diferença.
2. Entusiasmo
A energia é contagiante, tanto a positiva como a negativa. O simples facto de alguém chegar atrasado, quando chega, influencia negativamente quem já está presente. As pessoas com a sua presença energética têm o poder de transformar a vibração dos outros.
Seja a força positiva no seu trabalho, com o "poder de fazer" a atitude. Além dos seus colegas puderem desfrutar dessa energia, a mensagem de que você é um funcionário que está comprometido com a organização e o sucesso chegará de forma mais eficaz aos seus superiores.
3. Atitude
Mais tarde ou mais cedo surgem sempre problemas ou imprevistos desagradáveis no trabalho. Mas mesmo nas situações mais difíceis, há sempre alguma coisa positiva. Enfoque-se positivamente, afaste de si atitudes de vitimização. Mesmo na adversidade lembre-se que um sorriso pode percorrer um longo caminho, não só por impactar o seu humor no trabalho, mas também para expressar a sua gratidão por ter um trabalho e...um salário.
4. Cooperação
Nas organizações modernas o trabalho de equipa é essencial. Mesmo a mais brilhante das estrelas nunca brilha sozinha. Seja responsável tanto quando as coisas correm bem como quando correm mal. Seja voluntário com os outros e ao mesmo tempo seja reconhecido. Elogie os que o ajudam a alcançar objectivos. Aos seus superiores realce o real valor e a contribuição dos outros colegas.
5. Honra
Lembre-se do adágio "o que é certo nem sempre é popular e o que é popular nem sempre é certo". Mesmo que não seja a forma mais rápida, mais barata, ou mais eficiente, mas que seja da forma que está de acordo com os seus valores morais. Concluindo Num mercado de trabalho cada vez mais concorrencial e competitivo, onde se torna cada vez mais difícil obter (e manter) um bom emprego, é essencial que saibamos dar valor ao emprego que temos.
Adaptado de "5 Ways To Be Irreplaceable At Work", no Investopedia.
0 Comentários:
Enviar um comentário