Ganhar e gastar Bitcoins
Como qualquer moeda, apesar de virtual, é possível comprar e vender com Bitcoins. Por enquanto não são muitas as lojas online a aceitá-los mas a aceitação tem sido crescente uma vez que as transacções, como não envolvem intremediários financeiros, são isentas de taxas e comissões tornando-se assim uma moeda de troca mais apelativa e atraindo um público mais alternativo que procura também produtos e serviços virtuais e não se revê no actual sistema monetário e capitalista.
É também possível negociar os próprios Bitcoins, beneficiando da sua cotação face ao dólar. A primeira e única bolha dos Bitcoins até à data verificou-se em Junho de 2011 quando cada Bitcoin chegou a valer 32 dólares. Desde então tem-se assistido a uma constante desvalorização, cotando agora próximo dos 5 dólares após ter recuperado dos mínimos de 2,50 em Outubro. No principio de 2011 cada Bitcoin valia 0,30 dólares.
Existem vários críticos deste novo conceito de "moeda do povo" descentralizada que apesar de elogiarem o mérito técnico do projecto, dizem que no fundo é um embuste que se fosse generalizado só iria provocar deflação na economia.
Do outro lado estão os utilizadores desta nova moeda que acreditam ser o dinheiro do futuro. Entre os mais mediáticos conta-se o líder do Partido Pirata Suéco que há alguns meses atrás referiu ter trocado todas as suas economias em coroas suécas por Bitcoins.
Actualmente continuam a injectar-se no mercado grandes quantidades de Bitcoins mas estes não surgem do nada. Obter Bitcoins tem os seus custos. Além de os poder comprar, qualquer pessoa que possua um computador e uma ligação à internet pode ganhar Bitcoins desde que coloque o seu computador ao serviço da comunidade para resolução de problemas. Supostamente os nossos computadores podem ser utilizados para aumentar o poder de computação necessário para resolver determinadas tarefas. Quanto mais potentes forem os nossos computadores e placas gráficas (uma vez que a capacidade de processamento destas também pode ser utilizada) mais Bitcoins poderemos ganhar em troca. Chama-se a este processo “minar”. Só temos de deixar a máquina ligada e deixá-la "minar" sozinha. Estaremos assim a contribuir para algures se resolverem problemas que exigem um elevado poder de computação.
A partir de 2017 os responsáveis por este projecto de nova moeda calculam que a sua introdução no mercado passará a ser muito mais lenta, logo, tenderá a aumentar a sua valorização, estabilizando por volta do ano 2033, altura em que estarão a circular 21 milhões de Bitcoins.
Existe uma panóplia de sites para comprar, vender e minar Bitcoins. Se quiser saber mais sugerimos o site Bitcoin Portugal onde não falta informação e entusiasmo sobre esta nova moeda.
E onde guardar os seus Bitcoins ? Será necessário ter um porta-moedas virtual que poderá ser descarregado na página oficial em Bitcoin.org.
0 Comentários:
Enviar um comentário