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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Poupar na gasolina


Habitualmente quando se fala em poupar gasolina pensa-se na forma de conduzir. Acelerações suaves e prever com antecedência possíveis travagens, desacelerando antes, são duas regras básicas. No entanto no próprio acto de abastecer gasolina existem alguns truques simples que podem também ajudar a poupar. Estes quatro que seguem foram indicados por um engenheiro de segurança com mais de 30 anos de experiência a trabalhar numa refinaria.

- Encha o tanque sempre ao principio da manhã, altura em que as temperaturas ambiente e do solo são mais baixas. Como todos os postos de combustível têm os seus depósitos subterrâneos, ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário acontece durante o dia, quando a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se. Razão pela qual, consoante a hora do dia em que abastecer, o litro de gasolina não será um litro exactamente.

- Quando estiver a encher o tanque não aperte a pistola ao máximo. Consoante a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade de débito do combustível pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente cria-se menos vapor e a maior parte do combustível vertido converte-se efectivamente em liquido. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito da estação e não para o seu depósito. Se encher o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma-se em vapor de combustível, já contabilizado, retornando pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isto faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido. O cliente acaba por pagar mais combustível do que aquele que efectivamente comprou.

- Encha o tanque antes que este baixe da metade do nível. Quanto mais combustível tiver o tanque, menos ar há dentro do mesmo, menos possibilidade há que a gasolina se evapore. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

- Nunca encha o tanque quando o posto de combustíveis estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois. Se chegar a um posto e vir um camião cisterna a abastecer os depósitos subterrâneos, evite abastecer. O reabastecimento dos postos faz com que os sedimentos assentes no fundo fiquem em suspensão durante algum tempo. Se abastecer nesta altura correrá o risco de estar a abastecer o seu automóvel com combustível "sujo".

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