Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Luz numa garrafa


Ainda que a lâmpada tenha sido inventada no século 19, a extrema pobreza aliada à falta de infra-estruturas a nível de electricidade traduz-se em 2 biliões de pessoas em completa escuridão quando a noite cai. Muitos dependem de combustíveis não renováveis e perigosos como a parafina para proporcionar alguma luz ás suas comunidades.
A pensar nesta situação, assistimos já a uma série de iniciativas com opções sustentáveis e seguras ao desenvolvimento destas nações, a última aposta nesse sentido é o Lightie.

O Lightie é um sistema que utiliza uma garrafa vazia e um filamento solar para fornecer luz barata aos lugares que mais precisam. Criado pelo designer e empresário sul africano Michael Suttner, o motor deste dispositivo consta de um robusto tubo acrílico que abriga um painel solar flexível, uma bateria de litío e 300-lumen LED. Este kit é ligado à tampa de uma garrafa e de seguida enroscado numa garrafa vazia ou cheia de água. Quando exposto a 8 horas de luz solar, pode disfrutar-se de 40 horas de iluminação de baixo nível, mas que pode ser até 12 vezes mais forte que a iluminação com parafina.
O Lightie acaba por ser uma solução simples, sustentável e de baixo custo e que utiliza resíduos de produtos que existem também nas comunidades mais pobres. Estima-se que o custo por unidade esteja abaixo dos 10USD e que tenha uma duração aproximada de 5 anos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com