Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

terça-feira, 10 de abril de 2012

O fim do dinheiro

,


Enquanto abundam (cada vez mais) pela internet sites que fazem a apologia do dinheiro, quer seja como ganhá-lo, poupá-lo ou, principalmente, como gastá-lo, o The End of Money propõe precisamente que se acabe com ele. E ele vai de facto acabar em 2015, profetiza a Paypal. O dinheiro vai acabar na sua forma física de notas e moedas porque continuará na sua forma digital através dos cartões de crédito, débito e das transacções online através de sistemas como o Paypal que conta já com mais de 100 milhões de utilizadores activos.

Voltando ao The End of Money, o autor do site lança uma série de questões interessantes e que são merecedoras de alguma reflexão. Talvez a mais pertinente e aquela que serve de mote para o site, será porque temos de pagar para viver ? É que de facto, parece assim ser...
No site alega-se ainda que o vil metal serve para nos afastar uns dos outros e que seria possível a troca de bens e serviços sem necessidade do dinheiro. E vai mais longe ao afirmar que as actuais condições económicas globais apontam para o colapso do paradigma capitalista duma sociedade assente sobre os princípios do dinheiro, dos juros e da dívida. Sobre este assunto é curiosa a proposta de Jacque Fresco, um designer visionário social que acredita num mundo sustentável ecológica e socialmente, livre de dinheiro e que merece igualmente destaque no The End of Money.
Entre as diversas crónicas que podemos ler, destacamos também uma que aponta a próxima bolha a rebentar dos Estados Unidos. Depois da crise do crédito hipotecário, aproxima-se a crise do crédito estudantil. A larga maioria dos estudantes norte-americanos, concretamente 1.4 milhões, financia os seus dispendiosos estudos através de empréstimos bancários na expectativa de os pagar depois de se licenciar e arranjar emprego. É esta ultima parte da equação que já está a falhar com o desemprego a subir, afectando principalmente a faixa etária dos 16 aos 24 anos.
Apesar de parecer aparentemente utópica, a ideia de um mundo sem dinheiro poderá não estar assim tão longe da realidade. Assiste-se actualmente a uma constante desvalorização das grandes moedas de referência mundiais, como o dólar e o euro. E em muitos dos grandes negócios que a China faz com países africanos já não se utiliza o dólar. Baseia-se na simples troca por troca de mercadorias, não havendo dinheiro em cima da mesa. Esta pode ser uma tendência que outros países podem começar a seguir...

http://endmoney.info/
Livro The End of Money and The Future of Civilization
Projecto Vénus de Jacque Fresco

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com