Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

sábado, 18 de agosto de 2012

Poupe milhares de euros

Não gaste, não compre! Toda a sociedade parece conspirar num unico objectivo: fazê-lo consumir e gastar dinheiro, criar em si a necessidade de ter objectos que na maior parte das vezes não precisa e seguir modas que rapidamente passam de moda.
Apresentamos-lhe um pequeno elucidário anti-consumismo. Leia-o antes de comprar...

Android - se quer ter um telemóvel que precise de ser carregado todos os dias ou, no máximo, de dois em dois dias, compre um smartphone. A EDP agradece! Os smartphones com Android ou com qualquer outro sistema operativo, com milhares de apps disponíveis para download, são excelentes sorvedouros de energia. Aqueles ecrans touch gigantes e mais o GPS ajudam á festa. Os utilizadores dos smarthpones rapidamente se apercebem que a mais essencial e melhor app que podem ter é precisamente uma que permita desligar as outras apps!

Apps - são aplicações para smarthpones que variam entre o ligeiramente util até ao completamente disparatado. Muitas delas são oferecidas gratuitamente embora com intenções comerciais escondidas. Mas grande parte delas são pagas. Pode por exemplo descarregar uma app que capta o som envolvente e lhe diz que musica está a ouvir na esplanada do café. Óptimo, satisfez a sua curiosidade. Tenha agora atençãoaos botões de comprar o ficheiro MP3 ou ter toque de chamada com a musica que descobriu...

LCD - os primeiros televisores finos de LCD que surgiram no mercado tinham uma qualdiade de imagem péssima. Mas como as empresas tinham departamentos de marketing óptimos e houve campanhas publicitárias imaginativas, verificou-se uma corrida a este tipo de televisores. Muitos televisores com ecrans planos, com excelente qualidade de imagem mas com o subitamente inestético formato caixote foram parar ao lixo/reciclagem. Injustamente porque o formato 16:9 dos LCD de então distorciam as imagens tornando o seu apresentador preferido mais baixo e gordo. O Jorge Gabriel então não era mais elegante que o Fernando Mendes agora...
Depois havia uma qualidade péssima de imagem, exageradamente pixelizada. Num jogo de futebol, os jogadores filmados da bancada eram apenas manchas confusas de cor que se arrastavam sobre uma vasta mancha verde faltando a definição que os televisores analógicos tinham. Se então comprasse uma televisão analógica convencional e esta mostrasse imagens assim, o mais certo seria voltar à loja e reclamar. No entanto, toda a gente se rendeu à televisão que impressionava os amigos não pela qualidade da imagem mas porque dava para pendurar na sala como se fosse um quadro (Esta moda já passou. Agora só é utilizada nas salas de espera de consultórios médicos.)
Conclusão, só há poucos anos atrás os televisores LCD adquiriram uma real qualidade de imagem e foi possível dar uso ás suas potencialidades ao nível do alta definição porque os canais de televisão começaram a transmitir neste formato.

LED - o primeiro televisor LED que apareceu tinha uma qualidade de imagem superior ao melhor dos LCD's. A opinião é pessoal embora reconheça que actualmente as coisas estejam mais equilibradas, algo  que se reflete nos preços também mais em sintonia. Ainda assim, a nossa escolha vai para os LED porque consomem menos energia e parecem ter cores mais naturais...

Plasma - à primeira vista é difícil distinguir uma televisão LCD de uma de plasma. De modo que mesmo que tenha comprado um LCD, porque fica incomparavelmente mais bem dizer "comprei um plasma" pode dizê-lo. Não caia é no erro de comprar mesmo um plasma. São mais caros e com luz na sala a imagem deste tipo de televisores perde bastante em termos de brilho. Antigamente a diferença de qualidade de imagem quando comparada com a dos LCD era bastante superior. Hoje em dia já não é bem assim porque houve uma grande evolução nos LCD.

Portátil, computador - tirando a razão "porque são giros", não consigo vislumbrar uma razão válida para alguém ter um portátil. Dá jeito quando se vai de viagem ? Mas alguém no seu perfeito juízo vai estar agarrado a um portátil enquanto viaja ? Creio que era Goethe quem dizia que numa viagem o que interessava não era o destino mas sim a viajem.

Smartphone - ver Android.

Touch - Se primeiro tivessem existido os telemóveis touch e agora tivessem surgido os telemóveis com teclas, a moda seriam os telemóveis com teclas. As teclas parecem dar tanto jeito que já surgiu a ideia de criar uma bolsa de protecção para iPhone que ao mesmo tempo traz teclas convencionais.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com