Cosméticos tóxicos?
Actualmente existem uma infinidade de fontes de informação que nos podem ajudar a tomar decisões e fazer as escolhas certas antes de fazermos uma compra, mas que nem sempre são de fácil acesso.
A primeira plataforma do género foi a Buycott e agora surge no mercado um aplicativo semelhante, o Think Dirty, com o objectivo de mostrar aos consumidores se os produtos cosméticos que usam podem ou não ser prejudiciais à sua saúde.
O alerta surgiu num documentário que revelava a utilização de produtos químicos tóxicos em produtos de beleza. A fundadora e CEO da Think Dirty, Lily Tse, quis criar uma maneira de ajudar os outros a descobrir potenciais qualidades cancerígenas em produtos como shampoos ou batons.
A aplicação que criou funciona através da simples leitura do código de barras de qualquer produto cosmético. Em seguida é revelada uma lista dos ingredientes nele contidos e, mais importante ainda, se foram identificados por governos e organizações sem fins lucrativos de saúde, como prejudiciais aos seres humanos. A cada ingrediente é dada uma classificação de toxicidade, variando entre 10 para os agentes cancerígenos e 4-5 para alérgenos.
A organização de pesquisa ambiental EWG desenvolveu também uma aplicação semelhante, a Skin Deep. Este tipo de aplicações podem mesmo ajudar os consumidores a manterem-se mais conscientes dos potenciais perigos que se escondem nos frascos dos produtos que utilizam todos os dias.
Este vídeo explica melhor como a aplicação funciona:
0 Comentários:
Enviar um comentário