Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pensamentos impressos em 3D


Indicada como o futuro da produção em massa, a impressão 3D tem levado a cabo inúmeros esforços para trazer a tecnologia ao nível do consumidor mas ainda requer um certo know-how para produzir os arquivos digitais exigidos.

Sob este conceito, a empresa chilena ThinkerThing deu um passo em frente na crescente era da evolução digital, criando um sistema que parece saído de um filme de ficção científica, um interface entre a mente e a máquina, uma inovação que permite ligar o cérebro do utilizador a uma impressora 3D através da tecnologia neurossensorial, criando desta forma uma manifestação física da sua imaginação.
O protótipo deste sistema utiliza um headset EmotivEpoc e uma impressora 3D MakerBot e é capaz de ler ondas cerebrais nos utilizadores, bem como detetar emoções e expressões faciais e conferir pensamentos conscientes. Aos mesmos, e enquanto munidos do headset, são mostrados elementos num ecrã e, reagindo ao que observam, podem orientar o software adicionando ou removendo elementos até que o objecto se assemelhe ao que o que tinham em mente. Quando o headset é retirado o objecto final é enviado para a impressora. O ThinkerThing lançou já com sucesso o seu primeiro pensamento/objeto, um monstro cor-de-laranja criado pelo fundador George Laskowsky.
Apesar de ser ainda uma forma rudimentar de criar um objecto físico apenas com a mente, este projecto demonstrou que a tecnologia já existe e que com a evolução da neurociência o processo será cada vez mais preciso.
O facto interessante sobre este projecto é que, juntamente com os mais de 5 mil dólares angariados através de uma campanha Indiegogo, ganhou o apoio do governo chileno, apoio esse que foi definido para ajudar a equipa da ThinkerThing a percorrer todas as escolas do país e permitir que as crianças experimentem o sistema. Os resultados serão depois expostos e os objetos de edição limitada vendidos. Este sistema continuará a demonstrar ás crianças que é possível trazer a criatividade dos seus sonhos para a vida real, e com o avanço da tecnologia a combinação da leitura da mente com a impressão 3D poderá vir a oferecer uma plataforma genuína para uma nova criação de objectos físicos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com