Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ColorADD


A aplicação ColorADD tem vindo a ser adoptada por várias marcas e o que tem de único e especial é o facto de permitir à população daltónica (cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo) detectar as cores dos objectos através da câmara de um telemóvel, garantindo desta forma iguais acessibilidades para todos. O modo de funcionamento desta aplicação é muito simples: o utilizador aponta a câmara do telefone para a superfície que pretende identificar e no topo do ecrã aparece o nome da cor acompanhada pelo símbolo ColorADD.

Recentemente esta aplicação portuguesa venceu o prémio internacional Mobile for Good Europe Awards 2013 da Fundação Vodafone, na categoria Acessibilidade. Os portugueses que desenvolveram a aplicação receberam, em Bruxelas, um prémio de 30 mil euros que será investido na evolução desta mesma aplicação. “Parte do valor vai permitir melhorar o desempenho da aplicação, acabar as versões Android e Windows Mobile, pois neste momento a aplicação só existe para iPhone, e adicionar novas funcionalidades à versão existente, como novas línguas, como espanhol e francês e sistema de voz para ditar a cor”, explicam Rui Cardoso, Rui Seiça e Marta Lisboa, criadores da aplicação. “Desenvolver jogos para crianças daltónicas identificarem as cores é outro dos fins que o prémio da Fundação Vodafone vai permitir alcançar”, concluem.
Os prémios internacionais Mobile for Good Europe Awards foram lançados pela Vodafone de forma a criar aplicações para smartphones para melhorar a vida das pessoas através das novas tecnologias das comunicações móveis. A adesão mais recente a esta aplicação foi a Sociedade Ponto Verde que decidiu passar a incluir o código ColorADD nos seus materiais de comunicação. No contexto da reciclagem a sua utilização irá contribuir para que a separação de embalagens se torne cada vez mais num gesto universal. No momento o ColorADD está implementado em diversas áreas de actividade como hospitais, transportes públicos, escolas, vestuário e calçado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com