Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

terça-feira, 11 de julho de 2006

Glossário

Ad ou Ads (abreviatura de advertise) – Anuncio, publicidade ou módulo de anúncio ou publicidade inserido num site.


Auto-surf – Navegação na Internet em que o próximo site a navegar será sugerido ao utilizador. Alguns sites que permitem ganhar dinheiro disponibilizam esta funcionalidade, remunerando o utilizador por cada site visitado.

Afiliado – Webmaster ou autor de um site ou blog, que subscreve um programa de publicidade proposto por outro site para promover os produtos ou serviços deste. Esta colaboração traduz-se pela disponibilização de espaço para publicidade (banners e links) no site do afiliado, ganhando em troca de uma comissão sobre o tráfego e/ou vendas que se verifiquem terem sido realizadas a clientes encaminhados a partir do seu site. Os afiliados também são denominados de “publishers”.

Afiliação (programa de) - Programa de marketing/publicidade on-line no qual um Website pagará a webmasters (afiliados) para colocarem publicidade nos seus sites. Tipicamente estes programas incentivam os afiliados a vender algum tipo de produto ou de serviço, e pagam comissões sobres as vendas realizadas pelos visitantes oriundos do site afiliado.
Exemplo de programa de afiliação: Cute Only

Banner – É um rectângulo com um gráfico, geralmente animado, com um tamanho médio de 468x90 pixels que é colocado no topo das páginas web. Embora possa ter os mais diversos formatos e ser colocado em qualquer parte da página, contém sempre publicidade que patrocina o site. O banner poderá estar alojado no próprio servidor do webmaster ou no do anunciante que assim terá total controlo sobre o número de vezes que será exibido. Em ambos os casos, quando o utilizador clica sobre o banner, será encaminhado para o site do anunciante através de um link que contem informação sobre o site de onde o banner foi clicado. Aquele site receberá uma comissão caso o utilizador efectue alguma compra no site de destino.

Banner Exchange / Troca de banners (Programa de) – Programa no qual dois ou mais webmasters (ou publishers) acordam em trocar entre si banners dos seus sites para se promoverem.
Exemplo de um programa de troca de banners, aqui.

Button (botão) – Espaço gráfico de publicidade semelhante ao banner mas de dimensões inferiores, geralmente de 88x31 até 125x125 pixels (este ultimo formato também apelidado de ‘cube’ ou ‘tile’).

Cash Back Site – Site que oferece uma remuneração em dinheiro caso o utilizador se inscreva e adquira produtos de um site sugerido. A remuneração geralmente é proporcional ao montante gasto.

Cheating (batotice) – Prática enganosa efectuada por webmasters menos escrupulosos para que aumentem as suas comissões nos programas onde são afiliados. Algumas destas práticas incluem clicar repetitivamente sobre banners ou utilizar ficheiros e scripts que produzem este efeito.
Os sites responsáveis pelos programas de afiliação utilizam diversos mecanismos para detectar o cheating, verificando os IPs ou cruzando informação entre o número de visualizações e de cliques. O Webmaster que seja apanhado no cheating é banido do programa e não receberá qualquer pagamento.

Click-Throughs (cliques através) – Número de utilizadores que clicaram num determinado banner ou link num programa de afiliação. Geralmente estes programas remuneram os webmasters por quantias que variam entre 1 e 20 cêntimos de dólar. Com este indicador serão contabilizados esses pagamentos e/ou o sucesso que determinada campanha/banner possa estar a ter. (ver também, CTR)

Contextual Advertising – Tipo de publicidade on-line praticada por alguns programas de afiliação em que o texto contido no site é analisado e determinadas palavras são colocadas automaticamente em evidência com links directos para o site anunciante.

Cookie – Ficheiro de pequena dimensão que fica alojado no computador do utilizador quando visita um site. Permite guardar informação acerca do utilizador, para que numa próxima visita o site o reconheça e não seja necessário, por exemplo, ter de introduzir password para o aceder.

CPC - Cost Per Click – Quantia que o webmaster recebe de um sponsor por cada clique verificado num anuncio publicitado no seu site. Geralmente este valor varia entre um e 20 cêntimos de dólar.

CPL - Cost Per Lead – Valor que é pago a um webmaster por cada lead que o seu site consiga gerar (vide lead)

CPM - Cost Per Mille – Quantia que o webmaster recebe por cada mil impressões de um anuncio. Ou seja, mesmo que os visitantes não cliquem na publicide que tem exposta no seu site, receberá sempre uma quantia por cada mil vezes que essa publicidade for visionada.

CTR - Click-Through Ratio / Rate – Indicador ou rácio que compara o número de vezes que um banner ou link foi clicado com o numero de vezes que foi impresso. Ex: Um banner foi visionado 1000 vezes, e dessas vezes 50 visitantes clicaram. Teríamos um rácio 50:1000 ou seja 5% de sucesso.

E-Gold – Moeda virtual utilizada por muitos programas. Pode ser convertida em dinheiro real mas geralmente é será mais vantajoso utilizá-la para conversão e aquisição de produtos.

GTP (sites Get Paid To) – Sites que remuneram os utilizadores se estes se disposerem a fazer determinada acção, como seja ler e-mails, clicar em links, navegar em sites, etc.

Hits, Raw – Número total de visitantes que um site recebe num determinado periodo de tempo. Este número engloba todos os visitantes, incluindo os repetentes. É tambem utilizado para contar cliques em banners.

Hits, Unique – Número total de visitantes únicos que um site recebe num determinado periodo de tempo. Neste número não estão incluídos aqueles visitantes repetentes que voltam no mesmo período de tempo.

HYIP – High Yeld Investment Program – Chamado ‘programa de investimento’ praticado por chamados ‘sites de investimento’ que oferecem remunerações exorbitantes aos seus utilizadores. Muitos destes sites chegam a prometer remunerações de mais de 20% sobre o montante investido em 24horas. A maioria é mais modesta, uns meros 1% ou 2% ao dia, ainda assim, mais de 356% ao ano. Tratam-se de esquemas piramidais (também conhecidos como esquemas de Ponzi) e que por vezes funcionam alguns dias, semanas ou meses, enquanto o dinheiro que está a entrar cobre muito mais o dinheiro que está a sair. No final, garantidamente, alguém, os últimos a entrar com dinheiro no esquema, perderá dinheiro pois o fluxo de entradas acabará por se esgotar e eventualmente os primeiros que entraram e depois saíram ainda a tempo do esquema estoirar foram os que lucraram.
Chamamos à atenção para o elevado risco que estes sites proporcionam. Os investidores quando entram com o dinheiro não têm qualquer garantia de reavê-lo. Os proprietários destes sites encerram-nos de um momento para o outro e abrem novos sites começando o esquema de novo com outra cara.

Impressions – (ver CTR) Numero de vezes que um banner ou um link é exibido no ecran / ou numero de vezes que há um refresh da página que os contém.

Landing Page – Página onde um visitante irá ter depois de ter clicado num banner ou link, geralmente a homepage do anunciante.

Lead – Considera-se um lead quando um visitante de um site afiliado clicou num anúncio, foi direccionado para o site do anunciante e preencheu um qualquer formulário que lhe permitiu acesso a um produto de demonstração, a subscrição de uma newsletter, inscrição ou qualquer outra vantagem, mas que não chegou ainda a concretizar qualquer compra. Nem todos os programas de afiliação pagam leads, apenas pagam por vendas efectivas.

Leaderboard – Banner de grandes dimensões (768x90 pixels.)

MLM (Multi-Level Marketing) – Marketing Multinível. Supostamente diferente de um esquema piramidal. Embora seja grande o risco de, em alguns sites, ambos os conceitos fundirem…

PPC ou PTC – Paid-per/to-click – Sites que pagam a utilizadores que cliquem em links ou banners sugeridos. Estes links geralmente são enviados via e-mail e o destino será o site do anunciante.

PTJ – Paid-to-join – O utilizador será remunerado caso se inscreva no site sugerido.

PTP – Paid-to-post – Sites que remuneram os utilizadores de fóruns ou autores de blogs para escreverem entradas (posts).

PTR – Paid-to-read – Sites que pagam a utilizadores para receberem e lerem e-mails.

PTS - Paid-to-surf – Site que remunera os seus utilizadores se estes navegarem pelos sites que indica e neles permanecer determinado tempo.

Publisher – Webmaster ou autor que divulga no seu site publicidade relacionada com programas de afiliação. Também é designado por afiliado.

Scam ou Scam Sites – Intrujice, sites que enganaram os seus utilizadores não pagando conforme prometiam.

Skyscraper - Banner vertical, geralmente com a dimensão 120x600 pixels.

Sponsor – Site que disponibiliza programas de afiliação para divulgação dos seus produtos ou serviços, pagando ao webmaster que os publicite uma quantia proporcional ao número de visitantes e vendas que este angariar.

Spam – Publicidade não solicitada nem autorizada recebida por e-mail. Os autores de spam são muitas vezes afiliados que utilizam este meio para obterem vendas e as resepctivas comissões. No entanto, a generalidade dos programas de afiliação proíbe este método. Os spammers conseguem obter os endereços de utilizadores da net através de scripts que pesquisam a internet em busca de informação com o símbolo @.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com