Second Life
O Second Life (SL) é um mundo recriado em ambiente gráfico 3D onde se movimentam milhões de habitantes sob a forma de avatares (personagens virtuais que representam gráficamente uma pessoa real) que podemos personalizar até ao mais ínfimo detalhe. A interação com outros avatares de todo o mundo gera oportunidades de socialização e negócio. Ao nível do chat, podemos muito bem estar na presença da próxima geração de programas deste estilo.
Como funciona ?
Para se tornar num avatar/habitante do SL terá de efectuar o download de um executável com cerca de 30 megas e após a instalação poderá criar e personalizar a sua personagem. Depois é só seguir e executar as instruções do tutorial passo a passo que o introduzirá gradualmente no mundo do SL. Embora o interface do programa a principio pareça algo complexo, rapidamente se irá aperceber que é bastante intuitivo e simples de utilizar.
Como se ganha dinheiro ?
A moeda do SL é o Linden (L$) e tem uma cotação relacionada com o dólar. Actualmente 300 L$ equivalem a cerca 1 dólar (USD). É possível comprar e trocar L$ por USD reais não só no site oficial do SL mas também noutros sites especializados.
Existem várias formas de ganhar dinheiro naquele mundo virtual, algumas pouco ortodoxas...
- Negociando terrenos
É um dos negócios mais rentáveis mas irá exigir investimento inicial. Passará por comprar terrenos que estejam disponíveis para venda e esperar que valorizem.
O espaço no SL não é infinito. Por enquanto existe um número limitado de parcelas. Como todos os dias há mais gente a chegar a este mundo virtual, é bem provável que se mantenha o que tem acontecido: os preços das propriedades sobem.
- Construir
Exigirá conhecimentos na óptica da programação, conhecer o código nativo do SL. Depois será puxar pela imaginação e construir locais onde as pessoas gostem de estar. Há todo um mundo real e imaginário que pode ser recriado, construído e vendido.
- Explorar e negociar sítios já construídos
Existem à venda no SL ilhas, hotéis, discotecas, clubes, casas de habitação, etc. Podem adquiridos na expectativa de os vender mais tarde ou rentabiliza-los através de publicidade, alugando sítios para que terceiros coloquem os seus produtos à venda, dotar os locais com motivos de interesse de modo a atrair visitantes i.e. dinheiro.
- Desenhar e vender objectos
Mais uma vez, tornar-se-á necessário investir, primeiro tempo para apreender muitos dos inúmeros tutoriais e ficheiros de ajuda disponíveis e depois desenhar os objectos e disponibilizá-los para venda. Entendamos objectos no Second Life como roupas, objectos de luxo, upgrades nos avatares, gadgets diversos que são apetecíveis para os frequentadores daquele mundo, tal como no mundo real. Inicialmente os avatares possuem roupas muito básicas e são despojados de quaisquer bens. Até ao nível da genitália, esta é simplesmente inexistente e tem que ser adquirida. Embora se consigam encontrar objectos gratuitamente, os melhores e mais desejados têm de ser adquiridos com L$. Objectos que têm muita saída, além das roupas, são aqueles relacionados com o sexo: orgãos sexuais mais realistas, camas que permitem fazer sexo e outros objectos fetiche estão entre os que têm mais procura. É aqui que entram os designers e a oportunidade de efectuar negócio vendendo objectos criados ao gosto dos habitantes do SL.
- Trabalhar
Poderá encontrar trabalho em discotecas como dançarino/a, nos clubes de strip como striper, trabalhos de limpeza, restauração, etc. A remuneração não será muito elevada, é até praticamente residual. O que ganhar mal dará para pagar a electricidade que está a consumir por ter o PC ligado. Este tipo de actividade tem também o nome de camping em sítios que lhe pagarão L$ apenas pelo simples facto de estar presente. Normalmente, os avatares são deixados a trabalhar no SL em segundo plano, enquanto se está a fazer outra coisa qualquer com o computador.
- Casinos e slot-machines (foram entretanto proibidos os jogos de casino no Second Life)
Tal como na vida real, é tudo uma questão de apostar na sorte.
- Sexo no Second Life
É o maior negócio do SL, ou pelo menos aquele que ocupa mais gente. Nos clubes de strip qualquer uma das insinuantes e atraentes dançarinas subirá consigo para o quarto a troco de L$. Em ruas e locais mais obscuros facilmente encontrará quem esteja disponível a praticar sexo virtual consigo do mesmo modo. As jogadoras investem muito no seu visual e atributos físicos de forma a cativarem o mais possível os outros jogadores e assim ganharem dinheiro, primeiro L$, depois USD reais.
Existe um SL só para menores de 18, o Teen-SL.
É necessário efectuar algum pagamento ou pagar renda para estar no SL ?
Não. A inscrição básica é gratuita e não precisará de pagar qualquer quantia, recebendo 250 L$ para os seus pequenos gastos iniciais. Ficará depois por sua conta. Não poderá comprar ou vender terrenos.
Existe a modalidade paga, que tem um custo mensal que poderá ir de 6 a 10 USD mensais, consoante a sua forma de pagamento (em várias fases ou duma só vez anual). Nesta modalidade receberá inicialmente 1000 L$ (+- 3,5 USD), semanalmente 300 L$ e terá direito as todas as funcionalidades do programa.
Resumindo
No SL tem a hipótese de aliar a diversão ao negócio. Os seus criadores idealizaram-no principalmente como uma plataforma de negócio onde a oferta e a procura se encontram. Existem inúmeros casos de sucesso, pessoas que estão milionárias ou que vivem exlusivamente da sua actividade no SL. Existem também casos curiosos de pessoas de sucesso na vida real mas que não conseguem triunfar neste mundo virtual, e vice versa.
O desenvolvimento deste programa está a ser exponencial. Um mundo onde grandes empresas começam a abrir lojas, grupos de rock já dão ali os seus concertos, personagens famosas da vida real criam os seus personagens e recentemente um país abriu ali uma embaixada. Está a tornar-se um mundo cada vez mais parecido com o mundo real e onde talvez não seja má ideia marcar desde já presença.
Se pretender inscrever-se no Second Life clique aqui.
Encontramo-nos por lá, onde sou o Jorgexistence Margulis.
Até breve!!
Para saber tudo sobre o Second Life e dominar todos os aspectos do jogo recomendamos este livro.
0 Comentários:
Enviar um comentário