Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Kiva

Com a Kiva tem a oportunidade de ser solidário e ajudar o próximo. Não fará donativos ou dará esmolas, antes irá emprestar dinheiro a pessoas empreendedoras com dificuldades económicas, de países na sua maioria do terceiro mundo, que precisam de pequenos financiamentos para iniciar ou continuar com os seus pequenos negócios.
Kiva é uma palavra que em Swahili significa ‘acordo’ ou ‘unidade’.

No site encontrará variados pedidos de empréstimo na página “Business IN NEED”. O candidato ao empréstimo apresenta-se com o nome, foto, quantia total de que necessita e explica como irá utilizar o dinheiro do empréstimo.
Se quiser emprestar dinheiro e assim patrocinar o projecto de um (ou mais) candidato, através do Paypal poderá transferir no mínimo 25 $usd (€ 18) para a KIVA que se encarregará de entregar a totalidade dessa quantia ao empreendedor.
Periodicamente terá notícias do evoluir do projecto do seu patrocinado. Poderá obter essa informação no site da Kiva ou directamente no seu email.
Logo que o empreendedor pague o empréstimo de volta dentro de um período fixado (geralmente entre 6 a 12 meses), o dinheiro ficará novamente disponível para si que o poderá alocar num novo empréstimo ou simplesmente voltar à sua conta bancária.

Empresta 25 dólares e pode ter 99,73% de certeza que terá novamente os seus 25 dólares de volta. Como forma de apoiar este projecto, a PayPal não cobra qualquer comissão pelas transações para o Kiva.

A possibilidade de receber juros pelo facto de emprestar o seu dinheiro é uma hipótese que futuramente o Kiva pondera considerar embora envolva mecanismos burocráticos e legislação ainda não disponível nos EUA. As pessoas que estão no terreno, as instituições de microcrédito é que cobram uma pequena percentagem de juros, quase simbólica, ao empreendedor, como forma de sustentar a sua actividade.

A Kiva é uma organização sem fins lucrativos. Os seus custos operacionais são cobertos por donativos (se o fizer, o Kiva emitirá um recibo sendo o seu donativo dedutível no IRS). Existem igualmente algumas fundações que apoiam moneatariamente este projecto (uma delas é a Fundação Kellogg).

Porque não está a fazer qualquer doação mas sim um empréstimo, o valor que emprestar não pode naturalmente ser deduzido no IRS. No prazo máximo de um ano terá o seu dinheiro de volta.

Ao colaborar com a Kiva, materialmente não estará a ganhar nada mas no entanto obterá a satisfação de saber que com uma pequena contribuição sua estará a ajudar uma pessoa pobre e necessitada a subsistir e eventualmente a criar emprego para outros e a produzir e a gerar riqueza no seu país. Não deixará de ganhar alguma notoriedade...Todos os 'banqueiros' estão listados no site da Kiva...

A Kiva trabalha com inúmeras instituições de microcrédito espalhadas pelo mundo. São estas instituições que estão no terreno e que procuram e selecionam os candidatos aos empréstimos entre aqueles que apresentam projectos com maior potencional e relevância e que apresentam igualmente maiores garantias de que terminado o período do empréstimo estarão em condições de devolver o dinheiro recebido. Estas próprias instituições debatem-se com problemas de liquidez e é aí que entra você como financiador e a Kiva como entremediário. As probabilidades de obter de volta o dinheiro que emprestar são de quase 100% (99,73% mais propriamente) pelo que tem aqui uma excelente oportunidade de ajudar com uma pequena quantia outras pessoas para quem esse pouco será muito e fundamental para a sua subsistência.


Após quatro anos de existência, através da Kiva foram emprestados mais de 100 milhões de dólares a 239 mil empreendedores de todo o mundo. Foram 573 mil aqueles que emprestaram dinheiro.

Sobre a temática do microcrédito recomendamos este livro: Banker to the Poor: Micro-Lending and the Battle Against World Poverty



0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com