Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

quinta-feira, 26 de março de 2009

Webbid: muito por pouco

WebbidUm site português que pegou no conceito dos tradicionais leilões e inverteu a sua lógica. No Webbid quanto mais se licita mais o preço baixa... Com sorte e alguma estratégia podem-se comprar artigos tecnológicos a preços incrivelmente baixos.
Update: o site Webbid parece ter sido descontinuado. O endereço Webbid.pt não é localizado pelos browsers e o endereço webbid.com é re-encaminhado para o Ziinga.
É interessante verificar as diferentes formas de estar entre os empreendedores da web nacionais e estrangeiros. Foi recentemente que o site norte-amerciano Zlio encerrou a sua actividade mas fez questão de devolver a todos os seus membros todas as quantias que tinham depositadas nas suas contas Zlio ou comissões a que tinham direito. Comunicaram o encerramento a todos os membros e devolveram todo o dinheiro, por mais pouco que fosse, nem que fossem alguns cêntimos, como era o caso da quantia que ali tínhamos. O Webbid pelo contrário, parece ter encerrado a sua actividade de forma repentina e não temos notícia de que tenha procedido a qualquer devolução.

Texto integral da review original do site.

O Webbid funciona com um sistema de créditos (os Webbids) necessários para licitar um artigo em leilão. Cada vez que licitar irá gastar um Webbid. Pode adquirir previamente os Webbids em lotes de 10 a 400 variando o valor unitário entre os €0,50 e os €0,25 cada, consoante o pack que adquirir.

A mecânica dos leilões baseia-se na curiosidade que o jogador/licitante terá em querer saber qual o valor actual do artigo porque visível para todos está apenas o seu valor inicial em Webbids e o nome/nick do ultimo licitante. O jogador só poderá saber qual o valor actual se licitar e sempre que o fizer o valor do artigo baixa 1 Webbid sucessivamente até atingir o valor zero. O último licitante, a pessoa que licitar para o valor zero, ganha o artigo.

Por exemplo, suponhamos que está em leilão um iPhone com um custo inicial de 500 créditos/Webbids. Além do nome da última pessoa qu o licitou, também o valor inicial estará visível aos utilizadores do site. Se quiser saber em quanto vai o leilão, terá de licitar (gastar um crédito/Webbid). A sua licitação fará diminuir um crédito ao valor do artigo. Se por exemplo quando licitar já tiverem sido feitas anteriormente 250 licitações efectuadas por outros membros do site, com a sua licitação o artigo passará a valer 249 Webbids. Verificará que não foi o ultimo a licitar e que o artigo estará a um valor demasiado alto, ainda longe do valor zero pelo que se calhar convirá esperar...
Se voltar a licitar passadas umas horas ou, quem sabe, minutos, provavelmente o valor do iPhone já estará mais baixo porque houve outros membros a licitar, a quererem também saber em quanto ia o preço do iPhone. Suponhamos que quando volta a licitar, o iPhone vale agora 50 Webbids. Se fizer as contas, muito provavelmente valerá a pena licitar estes restantes Webbids um a um… Neste caso gastaria no máximo 25 euros para licitar os 50 Webbids restantes, sendo portanto o ultimo a licitar ficando assim com um iPhone por um preço incrivelmente baixo.

Teoricamente é possível, num golpe de sorte, licitar para um artigo cujo valor tenha decrescido até ao ponto de valer 1 crédito no preciso momento em que licitarmos. Neste caso, a nossa licitação seria a última pois iríamos licitar para o valor zero. Com apenas 1 crédito (no máximo 50 cêntimos), ganharíamos o artigo em leilão.

Os artigos que ganharmos são remetidos para a nossa morada com custos a cargo da Webbid.

O Webbid é um site português muito recente mas que conta já com alguns milhares de utilizadores registados. O site apresenta um conceito inovador que transforma o acto de comprar simultaneamente num jogo onde o factor sorte é importante mas onde igualmente a estratégia e a oportunidade com que se licita têm uma palavra a dizer…

Receba 2 webbids com a sua inscrição, duas oportunidades de licitar gratuitamente e tentar a sua sorte.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com