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sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A sua própia loja online Zlio

No Zlio é possivel criarmos uma loja online de forma totalmente gratuita e ganhar comissões até 10% sobre os produtos vendidos. Numa questão de minutos podemos fazer o registo, escolher um template para a nossa loja, escolher os produtos (de terceiros) que queremos vender e colocá-la online, acessível a qualquer internauta.

Todo o processo é simples. Fazemos uma selecção do que pretendemos ter nas nossas "prateleiras", escolhendo entre os produtos que centenas de outras lojas online disponibilizam para venda. Por exemplo, podemos ter na nossa própria loja online produtos da loja online da Sony, da Apple ou de qualquer outra loja que tenha acordo com o Zlio.
Podemos especializar a nossa loja apenas em determinada categoria de produtos, gadgets, dvd's, produtos para animais domésticos, lingerie, etc, as possibilidadades são inumeras. Em alternativa podemos optar por construir uma loja mais generalista embora actualmente as lojas Zlio especializadas, como por exemplo em produtos de saúde e de beleza sejam as que têm mais sucesso.

São dezenas de categorias e milhares de produtos disponiveis para venda, não tendo de nos preocuparmos com a parte logistica do processamento da venda e envio. Essa parte ficará a cargo do site que vende originariamente o produto, enquanto nós recebemos uma comissão pelo facto da venda ter sido efectuada a partir da nossa loja.

A loja terá um endereço, uma URL com o seguinte formato:
WWW.sualoja.ZLIO.COM
Além do sub-domínio ZLIO, é possivel a escolha de outros sub-domínios, por exemplo BLOGOSHOP.COM, entre dezenas de outras alterantivas, ou simplesmente termos o nosso próprio domínio .COM ou .PT (requer o registo de domínio com custos numa empresa que registe domínios, como a Mundogest)

Uma das vantagens que este tipo de loja pode ter quando comparada com as lojas BANS, que são outra forma de podermos ter a nossa própria loja online, são as comissões. Nas lojas BANS ganhamos sobre a comissão do EBAY que ronda os 5% sobre o valor de venda de um produto. Ou seja, ganhamos uma comissão sobre uma comissão que já de si não é muito elevada. Nas lojas Zlio podemos ganhar directamente até 10% sobre o valor do artigo vendido. Também os templates das lojas Zlio são mais diversificados e graficamente de superior qualidade.
Ainda comparativamente, uma desvantagem das lojas Zlio poderá ser uma maior exigência ao nível da manutenção da loja. As lojas BANS actualizam-se automaticamente ao segundo, indo buscar os produtos que a toda a hora são disponibilizados no EBAY enquanto que nas lojas Zlio somos nós que temos de arrumar as "prateleiras".
Os pagamentos das nossas comissões são efectuados através do Paypal.

O Zlio vai ficar offline a partir de 11 de Setembro (data fatídica) de 2011. Segue a carta de despedida: 



Seis anos após o seu lançamento, lamentamos anunciar que vamos sair deste negócio. O serviço prestado pelo Zlio será oficialmente o seu fim em 11 de setembro! O Zlio teve um início fantástico, recebendo capital de um dos maiores fundos de risco da Europa, a Capital Mangrove e posteriormente realizaram-se negociações avançadas para venda à Google, que infelizmente cairam completamente no último minuto. O nosso forte crescimento inicial foi interrompido em 27 de setembro de 2007, quando a maioria das lojas Zlio, que eram geralmente muito bem classificadas, viram uma queda drástica no ranking do Google, eliminando 65% do nosso tráfego. Apesar dos nossos melhores esforços e a abertura de 380 mil lojas até à data, não foi possível recuperar o nosso anterior raking do Google, exceto em casos excepcionais. Quando fundamos o Zlio, pensamos que você, os membros do Zlio, podessem promover com sucesso as vossas lojas. Não acreditámos que o raking do Google seria tão crucial. Infelizmente, isso provou ser indispensável. Entre as ações tomadas para melhorar o nosso ranking do Google, nos aproximamos de uma empresa de SEO que alegaram que foram capazes de corrigir o nosso problema. Mas tendo em vista o mau desempenho, concluimos que a empresa não havia cumprido as suas obrigações. Por isso, entramos em disputa judicial, que resultou num processo cuja sentença foi proferida em 26 de julho de 2011. Esta decisão está disponível no site do Tribunal Comercial de Paris (Tribunal de Comércio de Paris). Esta decisão condenou ambas as partes mas o Zlio em particular no pagamento duma indemnização à empresa de SEO pela opinião pública que manifestámos. Esta decisão significou o fim do nosso projecto. O serviço tem vindo a perder dinheiro durante vários anos (que nos obrigou a reduzir gradualmente o nosso pessoal), e os montantes a que estamos condenados a pagar hoje já não nos permitir atender às nossas obrigações. As lojas vão fechar em 11 de setembro. Os proprietários de nomes de domínio ativos registados através do nosso serviço, em breve receberão um email com as informações necessárias para transferir o seu nome de domínio para outro site. Obrigado a todos pela confiança! Estamos orgulhosos de ter inventado uma ferramenta tão inovadora, mas logo ficou claro que o nosso sucesso estava muito dependente de Search Engine Optimization. Obrigado a todos pelo vosso apoio, e até breve! A Equipe Zlio

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