Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

sábado, 3 de setembro de 2011

Reclamar é preciso

A boca do trombone!Como consumidores temos o direito de exigir qualidade pelos produtos e serviços que pagamos. E também o dever de demonstrar a nossa indignação quando a outra parte não está à altura ou não cumpre com o acordado.
É costume dizer-se que o povo (português) é sereno atenta a passividade com que encara determinadas situações. Mas todos temos a ganhar se fizer-mos ouvir a nossa indignação para com o que achamos estar mal.

Todos ganhamos em promover a exigência de qualidade mas são principalmente as empresas e entidades públicas que mais podem ganhar ao receberem um feedback valioso para identificar problemas, falhas na sua organização e assim futuramente prestar um serviço melhor.
Existem várias formas do consumidor insatisfeito poder exercer o seu direito de reclamar, sendo no entanto sensato antes, de mais nada, confrontar a entidade em causa. Por vezes uma chamada para um call center é o suficiente. Muitas empresas possuem ainda um serviço de provedoria do cliente que recebe e trata as queixas, tentando desempenhar um papel independente na mediação dos problemas.
Mas quando o bom senso não resulta, é preciso meter "a boca no trombone" e para isso existem várias formas de o fazer:

- Surgido em 2000, o Queixas foi o primeiro site do género a surgir em Portugal, tendo obtido uma popularidade considerável, tanto ao nível de queixas efectuadas (mais de 26 mil) como pela atenção que as entidades visadas davam às mesmas. O site permanece online mas parece ter sido descontinuado desde 2009.

- O Queixas.net está online desde 2009. Dos sites de queixas será aquele que é mais informal. Utiliza a plataforma Wordpress onde cada post é uma queixa que pode ser comentada por outros queixosos. O site peca por ter demasiada publicidade, sendo o sítio ideal para quem quer fazer barulho e tem poucas esperanças que o seu problema alguma vez venha a ser resolvido.

- Pelo contrário o Portal da Queixa apresenta um um layout mais sóbrio e profissional. Antes de serem publicadas, as queixas enviadas pelos utilizadores do site são remetidas às entidades visadas que têm assim a possibilidade de exercer o seu direito de resposta ou até resolverem o diferendo com o queixoso. Várias empresas, nomeadamente as do grupo Portugal Telecom, colaboram com este site na recepção e resposta às queixas apresentadas pelos seus clientes.

- Se realmente pretende fazer uma queixa mais formal, tem sempre a possibilidade de pedir o livro amarelo e fazer uma reclamação. A entidade reguladora tem 15 dias para responder à sua denuncia. Pode depois fazer o acompanhamento do estado da sua reclamação através deste link publico. Basta introduzir o número da reclamação e o seu BI.

- A denuncia online também é possível através do site da ASAE (escolha as opções: Reclamações e denuncias > Denuncias). Aqui tem a possibilidade de fazer uma denúncia mais completa, apresentando testemunhas e enviando documentos que sirvam de prova.

- Estando em causa os seus direitos como cidadão, pode apresentar a sua queixa ao Provedor de Justiça no endereço http://www.provedor-jus.pt/queixa.htm.

- Já a Inspecção Geral dos Serviços da Justiça recebe queixas relacionadas com o sistema judicial no endereço https://servicos.igsj.mj.pt/Forms/Default.aspx.

- Ao nível de queixas crime, também já é possível fazer uma denuncia online através do site do MAI.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com