Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como detectar o início de um Bull Market


No seu livro “Ganhar em Bolsa”, Fernando Braga de Matos inúmera uma série de sintomas que podem evidenciar o início de um Bull Market, altura ideal para quem pretende entrar no mercado de acções poder abrir posições de longo prazo.

1. A economia nacional está em claro abrandamento, provavelmente em crise e possivelmente em depressão. Significa isto que certos indicadores, como consumo privado, mercado imobiliário, consumo de cimento, PIB, estão em diminuição, e em aumento o desemprego e as falências. As expectativas e conjecturas dos agentes económicos, tais como expressas em diversos painéis de opinião, são negativas ou pessimistas. Os órgãos de Comunicação Social, como porta-vozes do clima geral e opinião pública, dão igualmente o mote do negativismo.

2. As taxas de juro estão em descida. Provavelmente já ocorreram consecutivas descidas das mesmas.

3. A bolsa teve recentemente uma queda acentuada, vindo em declive há largos meses. Poderá, eventualmente, ter estado sustentada, mas em baixos históricos, quanto aos tempos mais recentes.

4. O PER médio do mercado é baixo (doze ou menos) ; o dividend yeld nunca é inferior a 3%; o PBV anda pela unidade ou talvez menos.

5. O mercado de obrigações tornou-se pouco atractivo, diminuindo aqui o volume de negócios , caindo os “yelds” e aproximando-se do das acções, não sendo mais que o triplo destes, na hipótese mais extrema (normalmente, o múltiplo é menor).

6. Não há ofertas públicas de venda de acções (OPV`s), mas aparem várias ofertas públicas de compra de companhias (OPA`s), visto que, na transição do Bear para o Bull Market, as acções estão desvalorizadas em relação ao futuro próximo previsível. Por exemplo em 1992-1993 ocorreram, por exemplo, as OPA`s da INÔ, CISF, Ocidental, BCI e nenhuma OPV. Porém, em 1987, as OPV superiorizaram as OPA por mais de 20 a zero.

7. Certas acções das empresas mais importantes ou com poder de liderança na Bolsa iniciam subidas (p.e., na América, a General Motors).

8. Pode ter-se notado um aumento do volume de negócios na Bolsa, nos últimos tempos de baixa ou consolidação em baixa.

Notou-se a subida relevante de alguns títulos. Embora poucos, a sua ascensão parece anómala em relação às subidas mais recentes, normalmente efémeras e de pequeno vulto. Esses títulos costumam pertencer a algum grupo especial, sejam “blue chips”, sejam de um sector de actividade determinado, ou mais simplesmente, de empresas mais injustamente penalizadas pelas descidas anteriores, apesar de apresentarem bons ou interessantes relatórios e contas.

10. As média móveis de curto, médio, longo prazo tomam, em conjunto, rumo ascendente.

11. O declive ascensional do índice será tanto maior quanto maior for a força do movimento de modo a que a escolha das MM atravessada pode disso depender. Assim, com uma ascensão violenta, o cruzamento das MM de 30 dias bastará; se estiver em ascensão lenta, a MM de longo prazo (v.g. 150 dias) será mais aceitável.

12. Se no momento da viragem, o índice subiu com grande aumento de volume de negócios, em chamado “buying climax”, isto é, se os negócios quintuplicam no mínimo em relação à média do período imediatamente passado, vale a pena avançar só com este sinal e a ascensão em uníssono das 3MM (de curto, médio e longo prazo). Por exemplo, o maior Bull Market da História, iniciou-se em 17 de Agosto de 1982, nos Estados Unidos e rompeu com um aumento de volumes de 42 vezes superior ao período anterior.

13. Acções de baixa qualidade podem começar a subir de preço, o que se deve à valorização rápida das mais atractivas, as primeiras a avançarem. É um fenómeno de arrastamento.

14. A linha do número de acções em subida e descida está claramente em ascensão e quanto maior for o declive dessa ascensão, mais rápido deve ser o movimento de investimento.

15. Provavelmente, formou-se no gráfico do índice uma figura importante de reversão, como “cabeça-e-ombros” ao contrário, “fundo-duplo”, etc...

16. Possivelmente uma linha de resistência foi ultrapassada com largo volume e boa percentagem de valorização do índice.

17. Os volumes em subida superiorizam claramente os volumes em descida.

18. O Bull Market fica consolidado quando a linha do índice ultrapassa na ascendente a MM de 150 dias.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com