Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

Vestuário: fonte de energia solar?

,


Na universidade do Colorado, nos Estados Unidos, uma equipa formada por designers de moda, investigadores na área da produção e estudantes, está a desenvolver um tecido em fibra natural com painéis solares para uma linha de vestuário desportivo/outdoors – mas confortável de usar – onde se pode carregar um mp3, um tablet, um GPS, um telemóvel ou um computador portátil. Esta iniciativa revelou-se de tal modo impressionante que foi recentemente seleccionada para integrar uma competição de design sustentável em Washington.

O projecto, financiado por uma doação de 15.000 dólares da Agência de Protecção Ambiental, pretende reduzir a poluição em duas frentes. Em primeiro lugar, na utilização de tecnologia e pesquisa mais recentes para a criação de vestuário, para tornar as fibras naturais como o algodão e o linho tão resistentes a actividades ao ar livre como os muito elogiados textêis à base de petróleo. Em segundo lugar o vestuário vai fornecer uma fonte de energia solar para dispositivos electrónicos, reduzindo o recurso ás pilhas alcalinas.
Através do departamento de design da mesma universidade foram já desenvolvidos protótipos onde é feita a recolha de energia enquanto os indivíduos sujeitos ao teste participam em diversas actividades ao ar livre.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com